Reinaldo

De Copa do Mundo ao Brasileirão, a temporada 2018 de futebol promete muitas emoções





Vai começar a temporada 2018: Atlético quer voltar aos seus melhores dias. Vila Nova busca um título relevante depois de 12 anos, e o Goiás corre atrás do segundo Tetra de sua história e o 14º título nos últimos 22 anos.
As contratações estão sendo feitas de baciada, sendo que o Dragão foi o que mais trouxe jogadores e o Vila Nova o que menos contratou. O elenco Esmeraldino que antes era de 43 jogadores foi enxugado, mas aos poucos Hélio dos Anjos e Túlio Lustosa vão repondo as peças, o elenco de 2018 deve ficar tão inchado quanto nos anos anteriores.

Lembrando que nem iniciamos a temporada e as equipes estão correndo atrás para montar times competitivos visando a série B deste ano que é apontado por todos como o principal objetivo.

No âmbito do futebol nacional o Flamengo, dono da maior torcida, não quer ficar apenas no cheirinho, mas o início da temporada não parece ser dos melhores já que o treinador ainda não definiu se fica ou vai. O Mengão neste momento esta mais para bagunça do que favorito a alguma coisa. Enquanto isso os outros clubes cariocas vão correndo atrás, o Fluminense tenta manter Scarpa, se conseguir terá nele o seu maior reforço. O Botafogo trouxe jovens como Leandro Carvalho e Luiz Fernando, além efetivar outro treinador que é promessa no futebol nacional. O Vasco que em 2017 correu risco de rebaixamento, também entrou o ano com problemas de bastidor, mas parece estar mais organizado que o Flamengo neste momento. Pelo menos tem treinador para iniciar os trabalhos.

Em São Paulo não se discute mais a ordem das forças em se tratando de elenco, apesar de muitos posicionarem o Santos como a quarta força e o Palmeiras como sendo o grande favorito entre os clubes paulistas. O Corinthians que iniciou 2017 desacreditado terminou o ano como o grande campeão, perdeu peças importantes, mas o competentíssimo Fábio Carille espera estar repondo os atletas com a mesma qualidade dos que estão indo embora. O São Paulo trouxe Raí e Ricardo Rocha para que ambos sirvam de inspiração aos jovens que estão surgindo no clube, o comando segue nas mãos de Dorival Júnior e a diretoria espera não fazer tantas trapalhadas como fez em 2017.

A força do futebol gaúcho esta completa este ano tendo a dupla Grenal na primeira divisão, a zoação por lá fica por conta da participação do Grêmio na Libertadores como campeão e a luta Colorada para não voltar a segundona para buscar um título que a equipe ainda não tem e não conseguiu ganhar em 2017. Os clubes mineiros também inciam o ano com realidades distintas, uma vez que o Cruzeiro esta esbanjando dinheiro e contratando a rodo, e o Galo conta com um orçamento bem modesto para conseguir brilhar nas principais competições do ano..

Em relação aos clubes de menor orçamento, Bahia, Atlético Pr, Chapecoense, Sport, Paraná e América MG é bom que se diga que qualquer um deles podem surpreender o mundo e conquistar títulos de relevância, desde que funcionem enquanto equipe, pois a realidade destas equipes perante os times de grande investimento é absurdamente desproporcional, mas não impede que alguma delas consiga galgar as melhores posições nas tabelas de classificação. Em relação ao futebol internacional as atenções se voltam para o desempenho de Neymar na Champions League, Coutinho no Barcelona ao lado de Messi e as seleções que vão a Copa do Mundo disputar uma das edições mais equilibradas dos últimos tempos. 

Comentários

Esporte

Questão

Estadão Esportes