Reinaldo

Pelé - Dizem que o Futebol no tempo dele era fácil...



Imagens tiradas do filme Pelé Eterno
Data de lançamento: 25 de junho de 2004 (Brasil)
Direção: Aníbal Massaini Neto
Duração: 2h 5m
Música composta por: Vicente Sálvia
Roteiro: Armando Nogueira, José Roberto Torero

Essa discussão é velha e sem fim. O que não muda é o fato de Pelé ter sido assombrosamente superior a qualquer jogador do mundo inteiro durante o tempo em que esteve atuando. Se naquela época era mais fácil fazer gol, como dizem, por que ninguém chegou nem a 75% da quantidade que o Pelé fez? 
Alguns dizem que era fácil fazer isso no Brasil. Se fosse na Espanha... Ué, desde quando o futebol espanhol era superior ao brasileiro naquela época. 
Pelé foi o melhor pela soma de fatores. Chutava muito bem com as duas pernas, apesar de baixo era ótimo cabeceador, era veloz, tinha visão de jogo, era incisivo, objetivo, armava bem, defendia bem, tinha explosão, era bom cobrador de faltas e pênaltis, era habilidoso, inteligente, era disciplinado, criativo, era artilheiro, não amarelava (fez gols incríveis aos 17 anos em jogos decisivos de uma Copa do Mundo). É uma soma de características raras em um só jogador. Messi tem uma capacidade extraordinária de conduzir a bola em alta velocidade. É ótimo driblador, mas ainda vive sob o estigma de não jogar à altura pela sua seleção. Jogou muito mal na final da Copa passada, por exemplo.
Convenhamos também que o Barcelona não é um time, é uma seleção. São craques escolhidos a dedo. Se o jogador tem qualidade, sem dúvidas ele brilhará muito, por causa do elenco. Não é a toa que Neymar concorrendo ao prêmio de melhor do mundo. Imagine Pelé nesse elenco do Barça. 
Imagine também Pelé apoiado pela tecnologia que se tem hoje.
E há que se pesar ainda o fato de que tirando Barcelona e Real Madrid, não há mais nada de interessante no futebol espanhol. De resto são times fracos, com zagueiros meia boca. Aí alegam quem Pelé não jogaria bem no campeonato espanhol hoje em dia porque os zagueiros da época dele não eram bons. 
Sejamos objetivos...

- Vivaldo Ferreira Simao 

"Eu acho" que ele tinha a habilidade de Neymar, força de Cristiano Ronaldo, velocidade e raciocínio do Messi, "só acho"...

Comentários

Esporte

Questão

Estadão Esportes